Centro Cultural Casa do Nós


''Sonho há muito acalentado pelo Grupo Nós do Morro, o Centro Cultural “Casa do Nós”, localizado no Centro de Bacaxá, em Saquarema, nasceu de uma parceria do Grupo Nós do Morro com o SESC/RIO e vem concretizando a experiência de expansão de sua estética e filosofia no interior do estado do Rio de Janeiro. Assim, a “Casa do Nós” defende a prática do trabalho coletivo, a valorização e estímulo da arte e da cultura local e a integração da sua produção artística cultural.
Durante os anos de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 estão sendo oferecidos para os artistas da Baixada Litorânea, cursos gratuitos de: interpretação, improvisação, leitura dramática, iluminação, dança, taebo, caratê, figurino, canto, percussão, capoeira, aulas de violão, proporcionando a produção dos quatro espetáculos já apresentados pela “Casa do Nós”. “Nós em Cenas” direção Fátima Domingues, “SaquaSanta – Cidade do Barro''
direção Fátima Domingues, ''Canta que eu Conto - Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto” direção Fátima Domingues. Especial Noel Rosa em parceria com a parceria do Curso de Música Barcellos, cinema, Teatro, Música e Poesia na cesta.
Tornando-nos também um Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2010.
Certos de que o desenvolvimento da cultura e do conhecimento artístico são as melhores estratégias para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, proporcionar o acesso à arte – a quem não tem acesso - contribuindo para a transformação social e exercício da cidadania e para formar artistas com excelência capazes de construir um mundo melhor. Atingir este ideal pela Arte, pela Cultura e pela Educação, tendo como base de ação os princípios do saber artístico, da ética e do trabalho.

Atuar como referência artística na construção da qualidade de vida das pessoas.''

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Centro Cultural Casa do Nós é o núcleo de atuação do Nós do Morro em Saquarema, que surgiu graças a uma parceria com o Projeto Tempo Livre do SESC-RIO, através do seu projeto “Da idéia ao Espetáculo”.
Neste seu terceiro ano de existência algumas coisas já podem ser comemoradas: nosso primeiro espetáculo “Nós em Cenas”, que estreou em novembro de 2005, permaneceu em cartaz durante 10 meses, tendo contado com um público de milhares de pessoas que aqui retornaram para prestigiar a temporada de “SaquaSanta - Cidade do Barro” que permaneceu em cartaz de dezembro de 2006 a julho de 2007; o Centro Cultural Casa do Nós conquistou importantes parcerias com os moradores e comerciantes da região, tendo entre eles Patrocinadores e Apoiadores que têm permitido sua manutenção e crescimento; um público numeroso e fiel freqüenta sua sede, assistindo com prazer os espetáculos e sessões de Cineclube aqui apresentadas, nos estimulando a trabalhar pela nossa arte e cultura cada vez mais; novos integrantes vêem se juntando ao nosso elenco, com o desejo de aprender e colaborar em um trabalho cujo sentido se encontra na filosofia da oportunidade ao acesso, no trabalho coletivo e na busca incessante do aprimoramento de sua linguagem cênica e da qualidade de seus espetáculos; o apoio do SESC-RIO e de parceiros e amigos permitiu que realizássemos, neste ano, nosso sonho de instalação de uma lona em nosso terreno que permitirá quadruplicar o número de espectadores para nossas apresentações, assim como o apoio da Família Aragão está permitindo a aquisição do equipamento necessário para uma melhor qualidade para nossas sessões de cinema.

A idéia da criação desse espetáculo que agora apresentamos – “Canta que eu conto – quem conta um conto aumenta um ponto” nasceu de uma surpresa agradável para todos nós da Casa do Nós: durante a temporada de nosso último espetáculo “SaquaSanta – Cidade do Barro”, várias crianças que acompanhavam seus pais ou irmãos mais velhos na platéia, mostraram seu envolvimento com o mundo mágico do Teatro lá voltando várias vezes e acompanhando o espetáculo sabendo de cor músicas, falas e marcas.

Esse comportamento motivou a idéia de criarmos um espetáculo infantil para presentear a criançada de Saquarema.

Ao longo dos últimos três anos, a Casa do Nós passou por várias mudanças e enfrentou muitas lutas para se consolidar como uma referência cultural para a cidade de Saquarema. Por entre as dificuldades, aprendemos como é importante o trabalho conjunto, onde a participação de cada um fortalece o todo. Aprendemos também, que os nossos patrocinadores e apoiadores são fundamentais para consolidação do Projeto, mas para que possamos conquistá-los e mantê-los conosco, a vontade e trabalho do grupo sempre vai falar mais forte. E, principalmente, experimentamos que é possível sim fazer arte a partir da vontade de cada um de nós: afinal de contas, a vida levada na arte é muito mais bonita de ser vivida.

Agradecendo a presença de vocês gotaríamos de convidá-los a participar de nossa programação que, além da temporada deste espetáculo que agora se inicia, a partir da inauguração de nossa lona em novembro deste ano, contará com a estréia de um novo espetáculo adulto e, todo primeiro final de semana do mês, no sábado apresentará um Programa de Auditório e no domingo uma inédita Sessão de Cinema.

“A cada sessão o Teatro chora, ri se emociona, se transforma e renasce na relação com sua platéia. Aliá, não se esqueça: hoje tem espetáculo!”
Centro Cultural Casa do Nós
Grupos do Google
Participe do grupo Casa do Nós
E-mail:
Visitar este grupo